11/01/2012

Estimulação e Eletroterapia craniana.

CES Diagrama de Circuito:
CEStimulator
Partes:
 Resistor 1/4W R1_____________1M5
 Resistor 1/4W R2_____________15K
 R3____________100K Potenciômetro Linear
 Resistor 1/4W R4_____________2K2

 C1___________330nF Capacitor Poliéster 63V
 C2___________100μF 25V Capacitor Eletrolítico

 D1_____________3mm Red LED

 IC1___________7555 ou TS555CN TIMER CMOS IC
 IC2___________4017 contador de década com 10 saídas decodificadas IC

 SW1___________SPST Mudar Slider

 B1______________9V PP3 Bateria

 Clip para bateria PP3 

 Dois grampos com fios (ver notas)

Finalidade do dispositivo:
Devido ao recente lançamento na Europa de Estimulação Cranial Eletroterapia (CES) conjuntos portáteis, temos sido "eletronicamente Stimulated" na concepção de um circuito semelhante por causa da Hobbyists. CES é a técnica mais popular para estimular eletricamente o poder do cérebro, e tem sido receitado pelos médicos, principalmente nos EUA, por razões terapêuticas, incluindo o tratamento da dependência de ansiedade, depressão, insônia e química. Unidades CES gerar uma corrente ajustável (8-60 microamperes) que flui através de grampos colocados nos lóbulos das orelhas. A forma de onda deste dispositivo é de 400 milissegundos de pulso positivo seguido por um negativo de igual duração, seguida de uma pausa de 1,2 segundos. A freqüência principal é de 0,5 Hz, ou seja, um duplo impulso a cada 2 segundos. Algumas pessoas relatam que este tipo de impulsos elétricos minutos especializados contribui para alcançar um estado de relaxamento que deixa a mente alerta.

Operação do circuito:
IC1 formas um pulso estreito, oscilador 2.5Hz alimentação IC2. Este chip gera a timings diferentes para os pulsos de saída. Saída é obtida nos pinos 2 e 3 para facilmente obter pulsos negativos indo também. Corrente de saída é limitada a 600μA pelo R2 e pode ser regulado de 80 a 600μA, através de R3. O LED pisca a cada 2 segundos sinalização bom funcionamento e também pode ser usado para fins de configuração. Ele pode ser omitido juntamente com R4, aumentando sua vida útil.

Notas:
  • A fim de obter uma configuração de freqüência mais precisa tomar R1 = 1M2 e adicione um aparador de 500K em série com ele.
  • Nesse caso, utilize um freqüencímetro para ler 2.5Hz no pino 3 do IC1, ou um osciloscópio para ler 400msec pulsos nos pinos 2, 3 ou 10, o ajuste do trimmer acrescentou.
  • Um simples ajuste pode ser feito ajustando o trimmer para contar exatamente um flash LED a cada 2 segundos.
  • Grampos pode ser feita com grampos de plástico pouco e cimentando a extremidade do fio em uma posição adequada para fazer um bom contato com lóbulos das orelhas.
  • Ultra-simples grampos pode ser feita usando uma folha de cobre fino com cantos arredondados 4 cm. de comprimento e 1,5 cm. de largura, a fim de solda fio no centro, e depois dobrar a folha em duas partes segurando os lóbulos das orelhas.
  • Almofadas para garantir uma melhor transferência de curso, este tipo de dispositivos tem geralmente sentida umedecido com uma solução intermediária entre a realização de grampos e pele.
  • Conjuntos comerciais têm freqüentemente um temporizador embutido. Sessões tempo passado em geral de 20 minutos a 1 hora.