No ano de 1979, quando este projeto saiu na Revista Saber Eletrônica número 81, a classe de radioamadores dos 11 metros, também conhecida como Radio Cidadão ou PX era muito popular. Transmitindo na faixa dos 11 metros (27 MHz) os transceptores não eram equipamentos caros e a licença era simples de se obter. O projeto de um receptor para estas transmissões agradou muito. Falamos dele neste artigo. Muitos leitores iniciantes, normalmente de poucas posses sem recurso para comprar um equipamento pronto gostariam de “corujar” na faixa dos 11 metros para saber o que se falava e eventualmente investir num equipamento pronto, se tornando radioamadores. Assim, um receptor experimental para ouvir as conversas era algo muito atraente. Na verdade, montagens de receptores especiais, como os que permitem ouvir as comunicações de aviões e serviços públicos eram extremamente populares. Publicamos muitos. Os leitores podem encontrar em nosso site dezenas de circuitos simples de receptores de ondas curtas, VHF, aviação, FM, usando as palavras-chave. E, para obter boa sensibilidade, mesmo comprometendo um pouco a seletividade, optamos por um circuito super-rengenerativo. Um transistor era suficiente para garantir a etapa completa de RF. Agregamos então uma etapa simples de áudio com dois transistores que garantia a audição num pequeno alto-falante. Os componentes eram simples de obter e até hoje o circuito pode ser montado. Veja em ART2701 o artigo completo. Como sempre, para favorecer os dotados de menos recursos demos também uma montagem em ponte de terminais. Temos essa montagem em ponte de terminais guardada até hoje. Outra grande vantagem do circuito, que o tornou um sucesso, é que ele tinha apenas um ajuste: a sintonia. Montagens com muitos ajustes, principalmente usando instrumentos não eram bem aceitas. Tanto pelo fato de que a maioria não possuía os instrumentos, como também exigia uma habilidade adicional que muitos não tinham. Enfim, foi uma montagem de sucesso que até hoje muitos leitores, ao nos encontrar dizem que esta foi uma das primeiras que os ajudou a gostar da eletrônica e entrar nesse fascinante mundo. Veja no artigo e no vídeo no link mais sobre este interessante projeto:
Com um alcance que, dependendo da frequência podia chegar a centenas de metros, publicamos o transmissor volante de ondas curtas. Usando 3 transistores comuns ele pode ser montado até hoje e até mesmo em ponte de terminais ou matriz de contato se você for habilidoso. Aquele radinho portátil com faixas de ondas curtas que você estava pensando em descartar pode ser usado como receptor. Um excelente projeto didático já que podia ser montado em ponte de terminais. Uma antena também era dada para se experimentar maiores alcances. É claro que para se ter maior autonomia, u a fonte de alimentação era indicada e ela podia ser de até 12 V. Na época eu tinha um excelente receptor de ondas curtas que usava para testar o alcance deste tipo de montagem.
Mais um dos muitos receptores que publicamos no passado e que ainda podem ser utilizados hoje, pois os componentes estão disponíveis. Este é um receptor que saiu na Revista Saber Eletrônica para a faixa de ondas curtas do tipo regenerativo com grande sensibilidade, apenas exigindo um certo cuidado nos ajustes. Um receptor, de apenas três transistores, para você ouvir o mundo! De fato, com este simples receptor você poderá ouvir transmissões de lugares tão distantes como a China ou Japão, claramente, explorando as faixas de ondas curtas e, quem sabe, descobrindo estações clandestinas de países conturbados ou comunicações de espiões profissionais! A faixa de ondas curtas oferece a possibilidade de descobertas interessantes. Se você já se surpreendeu com a sensibilidade dos receptores secretos (I e II) que publicamos, em função de sua simplicidade, vai ficar ainda muito mais impressionado com este radinho de apenas 3 transistores, mas que pode captar o mundo! De fato, operando na faixa de ondas curtas, ele pode captar estações tão distantes como China ou Japão, com clareza, usando apenas uma pequena antena externa apropriada. A faixa que propomos que o leitor explore é a que vai dos 7 MHz aos 10 MHz, que agrupa uma grande quantidade de estações interessantes e até mesmo misteriosas. A escuta de estações desta faixa constitui-se num passatempo interessante e emocionante, conforme explicaremos mais adiante. Na faixa de ondas curtas podemos destacar as seguintes emissões: Estações de radiodifusão de países distantes, alguns dos quais emitem programas em português em determinados horários. Estações de comunicações entre navios e serviços públicos, radioamadores, satélites, estações clandestinas. Veja o artigo completo no link. Fez sucesso pela sua montagem simples em ponte de terminais.