06/05/2020

Termômetro com LEDs

O conjunto da montagem deve ser alimentado com uma tensão de 12V (regulada) e consome no máximo (com todos os LEDs iluminados) 100mA.

Realização e ajustes
Decidiu-se separar o circuito em duas partes. Os 24 LEDs dispostos em arco de circunferência, por exemplo, são cablados num primeiro circuito impresso.
Um segundo circuito impresso comporta os outros elementos da montagem (CI, resistências, condensadores...). O conjunto é montado numa caixa.

Com o sensor de temperatura situado na caixa, é indispensável efetuar furos de ventilação, para evitar um erro devido ao aquecimento dos componentes e para diminuir a inércia térmica.
Os ajustes são muito simples, consistindo essencialmente na calibração do termômetro; basta comparar com a indicação de um termômetro de mercúrio (se possível, de precisão) e regular R2 para ter o mesmo valor.

Regulação de R2:

- retirar CI 2 do seu suporte;

- aplicar à entrada dos UAA180 (terminais 17) uma tensão contínua variável, aumentando progressivamente a partir de 0V. Regular R7 para que a passagem do 12° LED para o 13° se efetue de modo coerente.

Eis o nosso termômetro pronto a funcionar, assim que lhe é aplicada a alimentação; indicará a temperatura na  sala, restando apenas montá-lo numa caixa, sem esquecer a ventilação do LM35.








Nenhum comentário: