06/05/2020

Carregador duplo de baterias de 9V


  O carregador é constituído por uma fonte de tensão e por duas fontes de corrente idênticas, o que permite a carga simultânea de duas baterias ou acumuladores de NiCd, de 9 V, com uma corrente compreendida entre 10 e 20 mA.

  A fonte de tensão é realizada com o auxílio duma ponte rectificadora, dum regulador de tensão em associação com três condensadores de filtro, estando o conjunto precedido por um pequeno transformador que baixe a tensão da rede para cerca de 15 V. Na saída dispõe-se do regulador duma tensão de cerca de 15 V; esta tensão alimenta, por um lado, um duplo amplificador operacional e, por outro lado, duas fontes de tensão de referência ajustáveis que são aplicadas nas entradas não inversoras do duplo amplificador operacional através duma resistência. Os dois amplificadores operacionais garantem que a tensão aos terminais das baterias não ultrapasse a tensão de referência. A intensidade da corrente de carga é, portanto, o resultado da diferença que existe entre a tensão de alimentação e a tensão da bateria, sendo esta intensidade determinada pela resistência de cada um dos colectores dos transístores.

  O condensador, situado na malha de realimentação positiva de cada um dos amplificadores operacionais, desempenha um papel dos mais importantes, quando a tensão de referência, a saída (de cada amplificador operacional) passa para o nível alto, o que tem por efeito fazer entrar em condução os transístores e a carga começa. O condensador carrega-se e a tensão da bateria aumenta até se tornar superior à tensão de referência; a saída (de cada um dos amplificadores operacionais) bascula (passa para o nível baixo), a tensão presente nas entradas não-inversoras diminui igualmente até ao momento em que se verifica novo basculamento, isto ao ritmo de uma dezena de Hertz.

  Os diodos LED, em série com os emissores dos transístores, cintilam à mesma frequência e são testemunhos importantes durante a carga. Quando a bateria está muito ou totalmente descarregada, a tensão não atinge nunca a tensão de referência, e o LED mantém-se continuamente iluminado.

  Quando a bateria está praticamente recarregada, os oscilações (de cada um dos amplificadores operacionais) produzem-se a uma frequência mais baixa e o LED cintila em torno dos 2 Hz, o que indica que a bateria tem carga toda.

 Para concluir, efectua-se uma carga ao ritmo das oscilações provocadas pelo condensador de realimentação ligado a cada um dos amplificadores operacionais, que, por sua vez, comandam os transístores montados como comutadores.

 Para melhor flexibilidade de utilização, as tensões de referência são reguláveis independentemente, assim como as correntes de carga, o que permite ajustar as recargas conforme o estado das baterias que podem ser descarregadas diferentemente. Além disso, um interruptor A/M (em cada tensão de referência) só permite o uso de metade do carregador, com a contribuição de um único amplificador operacional.








Lista de material
Resistências 1/4W ±5%
R1, R7 = 220Ω
R2, R8 = 330Ω
R3, R4, R9, R10 = 100KΩ
R5, R11 = 10KΩ
R6, R12 = 120Ω

Condensadores
C1 = 1000μF 40 V
C2 = 220nF
C3, C4, C5 = 100nF

Semicondutores
D1, D2, D3, D4 = 1N4007
T1, T2 = BD135 ou BD139
CI1 = 7815 regulador positivo
CI2 = TL062
L1, L2, L3, L4 = LED 3mm

Diversos
TRF = transformador 230/15 V, 200mA
INT1, INT2, INT3 = interruptores ou inversores simples
F = porta-fusível 5x20 e fusível
P1, P2, P3, P4 = 100Ω
J1, J2 = alvéolos jack Ø 2.5 mm

Nenhum comentário: