Receptor PX faixa dos 11 metros.

 No ano de 1979, quando este projeto saiu na Revista Saber Eletrônica número 81, a classe de radioamadores dos 11 metros, também conhecida como Radio Cidadão ou PX era muito popular. Transmitindo na faixa dos 11 metros (27 MHz) os transceptores não eram equipamentos caros e a licença era simples de se obter. O projeto de um receptor para estas transmissões agradou muito. Falamos dele neste artigo. Muitos leitores iniciantes, normalmente de poucas posses sem recurso para comprar um equipamento pronto gostariam de “corujar” na faixa dos 11 metros para saber o que se falava e eventualmente investir num equipamento pronto, se tornando radioamadores. Assim, um receptor experimental para ouvir as conversas era algo muito atraente. Na verdade, montagens de receptores especiais, como os que permitem ouvir as comunicações de aviões e serviços públicos eram extremamente populares. Publicamos muitos. Os leitores podem encontrar em nosso site dezenas de circuitos simples de receptores de ondas curtas, VHF, aviação, FM, usando as palavras-chave. E, para obter boa sensibilidade, mesmo comprometendo um pouco a seletividade, optamos por um circuito super-rengenerativo. Um transistor era suficiente para garantir a etapa completa de RF. Agregamos então uma etapa simples de áudio com dois transistores que garantia a audição num pequeno alto-falante. Os componentes eram simples de obter e até hoje o circuito pode ser montado. Veja em ART2701 o artigo completo. Como sempre, para favorecer os dotados de menos recursos demos também uma montagem em ponte de terminais. Temos essa montagem em ponte de terminais guardada até hoje. Outra grande vantagem do circuito, que o tornou um sucesso, é que ele tinha apenas um ajuste: a sintonia. Montagens com muitos ajustes, principalmente usando instrumentos não eram bem aceitas. Tanto pelo fato de que a maioria não possuía os instrumentos, como também exigia uma habilidade adicional que muitos não tinham. Enfim, foi uma montagem de sucesso que até hoje muitos leitores, ao nos encontrar dizem que esta foi uma das primeiras que os ajudou a gostar da eletrônica e entrar nesse fascinante mundo. Veja no artigo e no vídeo no link mais sobre este interessante projeto:





Transmissor de ondas curtas TX.

Com um alcance que, dependendo da frequência podia chegar a centenas de metros, publicamos o transmissor volante de ondas curtas. Usando 3 transistores comuns ele pode ser montado até hoje e até mesmo em ponte de terminais ou matriz de contato se você for habilidoso. Aquele radinho portátil com faixas de ondas curtas que você estava pensando em descartar pode ser usado como receptor. Um excelente projeto didático já que podia ser montado em ponte de terminais. Uma antena também era dada para se experimentar maiores alcances. É claro que para se ter maior autonomia, u a fonte de alimentação era indicada e ela podia ser de até 12 V. Na época eu tinha um excelente receptor de ondas curtas que usava para testar o alcance deste tipo de montagem.




Receptor de ondas curtas DX.

 Mais um dos muitos receptores que publicamos no passado e que ainda podem ser utilizados hoje, pois os componentes estão disponíveis. Este é um receptor que saiu na Revista Saber Eletrônica para a faixa de ondas curtas do tipo regenerativo com grande sensibilidade, apenas exigindo um certo cuidado nos ajustes. Um receptor, de apenas três transistores, para você ouvir o mundo! De fato, com este simples receptor você poderá ouvir transmissões de lugares tão distantes como a China ou Japão, claramente, explorando as faixas de ondas curtas e, quem sabe, descobrindo estações clandestinas de países conturbados ou comunicações de espiões profissionais! A faixa de ondas curtas oferece a possibilidade de descobertas interessantes. Se você já se surpreendeu com a sensibilidade dos receptores secretos (I e II) que publicamos, em função de sua simplicidade, vai ficar ainda muito mais impressionado com este radinho de apenas 3 transistores, mas que pode captar o mundo! De fato, operando na faixa de ondas curtas, ele pode captar estações tão distantes como China ou Japão, com clareza, usando apenas uma pequena antena externa apropriada. A faixa que propomos que o leitor explore é a que vai dos 7 MHz aos 10 MHz, que agrupa uma grande quantidade de estações interessantes e até mesmo misteriosas. A escuta de estações desta faixa constitui-se num passatempo interessante e emocionante, conforme explicaremos mais adiante. Na faixa de ondas curtas podemos destacar as seguintes emissões: Estações de radiodifusão de países distantes, alguns dos quais emitem programas em português em determinados horários. Estações de comunicações entre navios e serviços públicos, radioamadores, satélites, estações clandestinas. Veja o artigo completo no link. Fez sucesso pela sua montagem simples em ponte de terminais.







Regulador de tensão 24V CI LM317.

 Regulador de tensão 24V (LM317)




   O LM317 é um regulador de tensão ajustável que pode entregar uma saída entre 1.25V e 24V (dependendo do projeto e dos componentes externos).

Componentes do circuito:

1. LM317 → Circuito integrado regulador de voltagem.

2. Resistência fixa de 1K Ω → Liga-se entre a saída e o pino de regulação (ADJ).

3. Potenciómetro de 100K Ω → Permite variar a voltagem de saída ajustando manualmente a resistência.

4. Terminal de entrada (IN 1–24V) → Aqui se liga a fonte de alimentação de corrente contínua (DC).

5. Terminal de saída (OUT 1–24V) → Aqui você obtém a voltagem regulada e ajustada.

Funcionamento:

A voltagem de entrada aplica-se ao terminal IN.

O LM317 juntamente com a resistência fixa e o potenciómetro regulam a voltagem.

Girando o potenciómetro, pode-se variar a saída entre 1V e 24V (dependendo da tensão de entrada disponível).

O terminal OUT entrega a voltagem já regulada e estável.


Aplicativos:

Carregadores de baterias.

Fontes de alimentação de laboratório.





Circuito controlador de ventilador sensível à temperatura.

 Os principais componentes são:


* input 12V DC: A fonte de alimentação para o circuito e ventilador.


*Ventilador 12V (ventilador 12V): O ventilador de corrente contínua que vai ser controlado.


* NTC 5k (Termistor NTC ): Um termistor com coeficiente de temperatura negativo, o que significa que sua resistência diminui à medida que a temperatura aumenta. Este é o sensor de temperatura.


* IRFZ44N (MOSFET): Um transistor MOSFET de potência que funciona como um interruptor ou controlador de velocidade para o ventilador.


* 3,9K (Resistência de 3,9k): Uma resistência que, juntamente com o NTC, forma um divisor de voltagem para polarizar a porta (gate) do MOSFET.

Resumindo, este circuito é um controlador de ventilador sensível à temperatura. 


À medida que a temperatura muda, a resistência do NTC varia, o que por sua vez altera a voltagem na porta do MOSFET. Isto faz com que o MOSFET controle o fluxo de corrente para o ventilador, regulando sua velocidade ou ligando/desligando-o de acordo com a temperatura detectada.


Regulador de tensão negativo com o CI7912.

 Regulador de tensão negativo com o CI 7912




Circuito Retificador.

 

Um circuito retificador simples que converte a corrente alternada de 220V em corrente contínua de 12V. O transformador reduz a voltagem.






O circuito inversor AC de 12V X 220V.

 

A imagem mostra um circuito inversor AC de 12V a 220V usando os MOSFETs CD4047 IC e IRFZ44N



Microtransmissor de FM em 220 V

 

Microtransmissor de FM em 220 V    

    Este circuito é de uma revista italiana de 1993, mas pode ser montado com facilidade ainda hoje. Para 110 V, basta usar um capacitor de poliéster de 560 nF em lugar do C1 original de 330 nF. Uma pequena antena pode ser ligada ao coletor de TR2. Os transistores podem ser o BC548 para TR1 e BF494 para TR2. L1 tem 4 espiras de fio 22 a 26 em forma de 1 cm sem núcleo. O microfone é de eletreto de 3 terminais. Pode ser usado um de dois terminais com um resistor de 10k em lugar de R3 em série. Esta versão é uma das muitas que podem ser encontradas em nosso site. Ela se encontra na seção Banco de Circuitos onde podem ser encontrados muitos circuitos de microtransmissores. Também temos a nossa versão de 110 V que saiu no ART4937 com um circuito um pouco mais simples, e que também pode ser adaptado para 220 V.

https://www.newtoncbraga.com.br/.../banco-de-circuitos.html

https://www.newtoncbraga.com.br/?view=article&id=20524:espi%C3%A3o-de-fm-art4937&catid=283



04/10/2025

Tipos de cabos elétricos e suas aplicações.

 Tipos de cabos elétricos e suas aplicações.




Circuito de medição de temperatura.

 Circuito de medição de temperatura com indicador LED que utiliza um sensor de temperatura LM35 e um IC Op-Amp 741 que funciona como comparador.




29/09/2025

Luz Solar 6V e 12V LED.

 Circuito simples de luz solar LED – controle automático dia/noite com transistor e diodo.







Amplificador de som potente 200W.

 Um som potente começa com o circuito certo. Este design de amplificador de 200 W mostra como cada pequeno componente desempenha um grande papel na criação de áudio cristalino.




Carregador automático

 Circuito de carregador automático com função de desligamento automático para baterias de 12 V.




Controle de velocidade de motor de 12 V CC.

 

Este é um circuito simples de controle de velocidade de motor de 12 V CC.

Componentes:


O IRFN44N → MOSFET de canal N, usado como uma chave eletrônica para controlar a corrente do motor.

 Potenciômetro de 10K → ajusta a tensão na porta MOSFET, que controla a velocidade do motor.


Motor CC de 12 V → a carga acionada.


Bateria de 12 V → a fonte de alimentação.


🔹 Como funciona:


Quando o potenciômetro é girado, seu valor de resistência muda.


Isso altera a tensão aplicada à porta MOSFET.


O MOSFET então regula a quantidade de corrente que flui para o motor.


Como resultado, a velocidade do motor CC pode ser controlada de lenta para rápida.


👉 Resumindo, este é um controlador de velocidade de motor CC que utiliza um MOSFET e um potenciômetro.





28/09/2025

Circuito repelente ultrassônico de mosquitos.

 Circuito repelente ultrassônico de mosquitos. 

Gerador de som ultrassônico.





Indicador de nível de carga bateria 12v:

 Indicador de nível de carga bateria 12v:


🔋 Verde = 100%

🟡 Amarillo = 75%

🟠 Naranja = 50%

🔴 Rojo = 25%




Circuito crossover de alto-falante de 3 vias.

 

Diagrama de circuito crossover de alto-falante de 3 vias





Conector de áudio estéreo de 3,5 mm.

   A construção interna de um conector de áudio estéreo de 3,5 mm com um mecanismo de comutação automática, que lhe permite selecionar a fonte de som entre os alto-falantes internos (padrão) ou os fones de ouvido (quando o conector está ligado).





O TL431.

 O TL431:

  É um componente eletrônico que funciona como referência de tensão de precisão e regulador de tensão em derivação. 

  É frequentemente usado em fontes de alimentação comutadas (SMPS) para manter uma tensão de saída estável, substituindo a função de um díodo Zener convencional com maior precisão.




Circuito inversor simples de 100W.

 Circuito inversor simples de 100W:


  O diagrama mostra um desenho básico utilizando dois transístores de potência 2N3055, resistências de 10 Ω/10W e 15 Ω/10W, além de uma bateria de 12V/7Ah ligada a um transformador 9-0-9V/5A. 

  Este circuito converte a corrente contínua (DC) da bateria em corrente alternada (AC) capaz de alimentar lâmpadas ou outros dispositivos elétricos até 100W.




Gerador de alta voltagem.

 Gerador de alta voltagem: 3.7V x 100.000V!


  Este circuito usa uma bateria de lítio 18650, um transístor D880, um díodo UF4007 e um transformador enrolado à mão. Ideal para aprender sobre indução e princípios básicos da eletrônica.


 "Aviso! Este projeto pode gerar descargas perigosas. Use-o apenas para fins educacionais e com as precauções certas. "




Carregador bateria de Lithium Ion.

 

Carregador bateria de Lithium Ion.





Voltagens de Diodos:

 Voltagens de Diodos:




Um circuito simples com LED usando transístores PNP e NPN com uma fonte de 1.5V.

 Um circuito simples com LED usando transístores PNP e NPN com uma fonte de 1.5V.






Transmissor de Vídeo.

 Transforme o sinal de vídeo analógico em RF.


👉 Transmita o sinal através da antena.

👉Funciona com uma alimentação 9V.

👉Permite enviar vídeo para um receptor próximo.







Conexões de baterias, série, paralelo e série e paralelo.

 Conexões de baterias:


🔋 Série = mais voltagem.

🔋 Paralelo = mais capacidade.

🔋 Série + Paralelo = equilíbrio de voltagem e capacidade.




Potenciômetro de volume de 6 pinos.

 Explicação de fiação de um potenciômetro de volume de 6 pinos (potenciómetro estéreo), onde os pinos 1 e 4 são entradas (R e L), os pinos 6 e 5 são saídas (R e L), enquanto os pinos 2 e 3 são terra.


          


Alarme por ruptura de cabo.

Alarme por ruptura de cabo simples projetado para soar um zumbido se o cabo de segurança estiver quebrado.