25/12/2013


10/08/2013

VU DE LEDS BARGRAPH.


Este efeito de luz aciona um conjunto de leds com um ritmo musica numa espécie de bargraph e ao mesmo tempo faz  com que as barras também corram, cuja velocidade, pode ser ajustada por um controle externo (P2) (figura).
O circuito é ligado a uma saída de amplificador de áudio (em paralelo com o alto-falante) e tem sua sensibilidade ajustada por P1.Os transistores Q1 e Q2 amplificam o sinal e aplicam a uma rede de escalonamento de diodos para acionamento posterior da 5 transistores que tem como carga as filas de leds.
Já o 55, fornece um trem de pulsos para o corrimento aplicados num 4017 que faz o acionamento das filas que devem acender.
Os transistores são todos comuns, bem como, os integrados e os leds são vermelhos para maior uniformidade de efeito. A alimentação com 12V permite que o aparelho seja usado no carro.
Para usar apenas 8 filas de leds, o pino 9 do 4017 deve ser ligado ao 15.
Sem está ligação podemos ampliar o sistema com 10 filas de leds.


Luz de emergência simples.



Muitos circuitos de luz emergências se caracterizam pela grandeza de quantidade de componente, como , transistores, resistores e capacitores que os encarece bastante.
Este circuito é muito mais simples e não faz uso de tantos componentes especiais, Observe o leitor pelo diagrama apresentado que o circuito faz uso de alguns componentes básicos e de baixo custo, como uma ponte de diodos, bateria de automóvel e também um réle.
O capacitor de 2 uF deve ser de poliéster com uma tensão de isolamento de 400 V se a rede for 110 V e 600 V caso a rede seja 220 V.
A lâmpada pode ser qualquer uma de 12 V e o réle de 12 V. O zener é de 12 V com 400 mW ou mesmo 1 W.
A bateria permanece em constante recarga enquanto há energia na rede e o consumo é muito baixo, da ordem de alguns miliamperes, levando-se em consideração que a lâmpada fica constantemente desligada. Quando a energia é cortada o réle comuta e fornece energia a luz de emergência (lâmpada). O circuito pode ser alimentada em rede de 110 V ou 220 V.

Repelente eletrônico.

Este circuito emite um som contínuo que repelem determinados insetos, como por exemplo, pernilongos (muriçocas) .
A tensão de alimentação pode ser de 6 a 12 V com pilhas ou bateria e o consumo estará entre 5,5 e 10 mA. A freqüência gerada está entre 4 e 9 kHz, e o fone usado como transdutor e o tipo headphone agenda ou equivalente.
A chave S2 selecione o tom conforme a intensidade. Os capacitores C1, C2 e C3 são de poliéster. A freqüência é ajustada pelo trim-pot P1. e depende de experiências praticas no sentido de se obterem os melhores resultados. O principio de operação está no fato que as fêmeas dos mosquitos (que picam) não suportam a freqüências de outras fêmeas, se afastando e o circuito produz justamente o ruído de bater de asas de outra fêmea.
O LED usado serve para monitorar o funcionamento e ajudar a localizar o aparelho durante a noite quando ele estiver ligado.



Transmissor de FM e VHF.

Embora o transistor BD135 não seja destinado especificamente para aplicações em RF, alguns deles podem oscilar facilmente em freqüências que superam os 100 MHz. Um exemplo disso é este circuito que pode fornecer uma boa potência na faixa de FM. O choque de RF consiste em 80 a 100 espiras de fio 32 AWG (ou mais fino) num bastão de Ferri te de 4 a 5 cm de comprimento e 1/2 cm de diâmetro. 
     Este choque também pode ser encontrado pronto no comércio especializado.As bobinas são enroladas com fio 22 AWGcom 1/2 cm de diâmetro sem núcleo. L1 (antena) é formada por 8 espiras e L2 (osciladora) por 3 a 4 espiras. O transistor deve ser montado num dissipador de calor e a antena consiste num pedaço de 30 a 40 cm de fio rígido, ou ainda uma antena apropriada para a faixa de ondas a ser transmitida.
A fonte deve ter excelente filtragem e os fios de sinais precisam ser blindados para que não ocorram ruídos. Os capacitores menores que devem ser obrigatoriamente cerâmicos.


01/08/2013

Receptor Regerativo de Ondas Curtas.

Para a faixa de 7 a 10 MHz L1 terá 3 espiras, L2 também 3 espiras e L3, 15 espiras de fio entre 18 e 24 num bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro. Para a faixa de 10 a 16 MHz, L1 e L2 se mantém e L3 passa a 9 espiras. O choque de RF é formado por 80 a 120 voltas de fio fino AWG32 num resistor de 100 K x 1/2 W. A saída do receptor é ligada à entrada de um bom amplificador. A antena dever ser externa e comprida.

 

27/06/2013

22/06/2013

Calcbob - Programa para cálculo de bobinas.

Com o programa CALCBOB, entrando com o valor desejado de indutância, o computador calcula o número de espiras e outras características de bobinas com núcleo de ar (uma ou várias camadas). 
Aliás, fornecendo as dimensões físicas de uma bobina existente, o programa também pode calcular a indutância e o número de espiras estimado.
Excelente programa freeware para calculo de bobinas com núcleo de ar, em camada simples ou multi-camada. Esta em português de Portugal.

 


Transmissão de Áudio diretamente da Rede.

Este par de circuitos de permitir o uso de fiação elétrica doméstica para transmitir sinais de áudio de um ponto a um ou mais alto-falantes remotos. A extensão média efetiva de 100 metros na mesma casa ou para outro que compartilha a mesma fase elétrica.






Acima mostra o circuito do transmissor que basicamente é o sinal de uma fonte estéreo, o montante em um único sinal e coloca o pote de 10K que dobra ou sensibilidade volume de entrada de controle. Então, um capacitor desacopla o componente DC que pode existir. Em seguida, o sinal entra no LM566 VCO integrado que é responsável por sinal modulando a entrada em um transportador de 200 KHz. Esta freqüência é determinada pelo 82PF capacitor 18K resistor. A saída dá sinal integrado 6Vpp que é amplificado pelo transistor, que é colocado sobre o transformador de acoplamento T1 e esta na grade. Este transformador deve ser sintonizado na freqüência da portadora (200kHz). Finalmente os dois capacitores de alta tensão isolar o transformador da rede elétrica. O grupo opera a partir de 12V estabilizada preparados a partir de T2, a dois diodos retificadores, capacitores e regulador série 7812 que é responsável por estabilizar a tensão. Este regulador não necessita de dissipador de calor, uma vez que trabalha na corrente de carga muito baixo. O transformador de potência (T2) é de 220V primária (alimentação ou qualquer outro) e secundária 15 15-100 mA de corrente. Como o transformador T1 IF (freqüência intermediária) para 455KHz (localizado em rádios AM obsoleto e identificado pela cor amarela pintada no núcleo de ferrite ajustável).
No quadro abaixo você pode ver o receptor que descrevemos abaixo.


 O sinal da fonte de alimentação é isolada por capacitores de alta tensão e inseriu o transformador IF marcada T1. Esta é ajustado para 200KHz é a freqüência da portadora utilizada para transmitir áudio. O resistor de 3K é responsável pelo desempenho de limitação para a linha transitória potencial não passar a mensagem e de lá para o alto-falante. Os quatro transistores estão preocupados com o aumento do sinal de tensão, a fim de entregá-lo ao detector de circuito PLL circuito incluído no LM565. No final deste IC tem um sinal de áudio demodulado pronto para ser aplicado a um amplificador de áudio convencional, que lhe dará o poder de mover a bobina de um alto-falante e assim produzir som. Potenciômetro de 10K permite ajuste preciso do engate de freqüência PLL permitindo o funcionamento adequado. Um erro neste cenário faria parte do passe de áudio transportadora como se estivesse ouvindo a chuva ou barulho irritante na saída. Como no transmissor-receptor alimentado por um transformador de 15 v 15, mas neste caso com 250mA atual. Em ambos os transformadores de freqüência intermediária é idêntico ao utilizado no transmissor.

Tune:

É extremamente simples para ajustar o conjunto seguindo alguns passos.
Inicialmente você tem que sintonizar FI transformadores que serão conectados à rede o remetente eo receptor. Não há necessidade de ligar o áudio para a entrada do transmissor nesta fase da calibração. Com um voltímetro de alta impedância AC (digital fará qualquer) para medir a tensão presente no receptor secundário do transformador e ir ajustando o FI núcleos de ferrite para obter a leitura mais alta possível. É provável que esta definição tem de ajustar o receptor é colocado além do 70 metros do transmissor. Sempre ajustar o transmissor primeiro e depois o receptor. Repita este teste com mais sutileza de cada vez para obter a leitura ideal. Este será sintonizada unidades. Em seguida, ajuste o potenciômetro até que o sinal do receptor o mais limpo possível. Este é um ponto que será perto do centro do curso. Vamos ter que ajustar cuidadosamente o potenciômetro para rejeitar a quantidade máxima de ruído causado por lâmpadas dimmer eletrônico com freqüência suficiente interferência RF em linhas eléctricas. Finalmente terá para ajustar o nível de modulação no transmissor para evitar o excesso de modulação afeta a qualidade de áudio distorcido. Ajuste o botão VOL rotulados na extremidade mais próxima ao solo (no mínimo) e agora se injectar um sinal de áudio de um rádio ou entradas do sistema estéreo. Verifique se o PR eo volume são ativados para perceber quando o sistema em funcionamento. Comece devagar para elevar o nível de modulação (agindo sobre o botão VOL), até você começar a ouvir a distorção no áudio. Reduzir o cursor do mouse na medida do possível, sem distorcer o áudio e esta será a top de modulação. Este botão pode ser usado para diminuir ou aumentar o volume de todos os receptores ao mesmo tempo sem ir um por um para se mover.

Notas:

Em alguns transformadores de FI incluem capacitor 1nF internamente, verifique antes o capacitor de solda fornecido no circuito.

De não obter os transistores LM pode ser substituído pelo substituições oferecidas pelo comércio sempre trabalhando dentro dos 200KHz.

Lembre-se você está trabalhando no grid que é muito perigoso. Além de transformadores de isolamento tem um erro na solda receberão um download, dependendo da nossa força, mesmo que pode matar. Para esta revisão de três ou quatro vezes antes de ligar o circuito e, em seguida, não se conectar a um sistema de áudio para ser feito os testes de rotina e ajuste.

Como você vai ver o secundário do transformador de shunt Fi tem um simétrico, que está mais perto de uma extremidade do que o outro. Para saber qual é a extremidade mais próxima apenas com uma medida ohmímetro a resistência entre o centro e as extremidades. Para onde há menos valor será o fim mais cercamo.

No nosso caso, dotar o sistema de amplificação TDA2002, pois proporciona 6W sem distorções ou oito com algum esforço. Se for necessário usar o equipamento em grandes recintos podem ser colocados como os amplificadores mais poderosos ou LM12CLK LM3886TF.

Transmissor de FM push-pull transistor BF 494.

Esse transmissor de FM de baixa potência não deve ser operado em locais em que possa causar problemas aos serviços de telecomunicações, tais como interferências capazes de afetá-los. Os transistores BF494 em push-pull fornecem algumas centenas de miliwatts de potência, que aplicados a uma antena externa permitem obter um bom alcance.

O cabo até a antena deve ser o mais curto possível e blindado. A fonte de alimentação deve fornecer de 9 a 12 V com pelo menos 1 A , e sua filtragem deve ser excelente para que não ocorram ruídos. Podem ser usados 2N2218 em lugar dos BF494 caso eles tendam a se aquecer. As bobinas têm as seguintes características;

L1 – 5 espiras de fio 20 com 8 mm de diâmetro e núcleo de ferrite ajustável.

L2 – 6 espiras do mesmo fio sobre

L1 com tomada central.

L3 – 12 espiras de fio 20 com 8 mm de diâmetro e núcleo de ferrite.
Tomada central

L4 – 6 espiras de fio 20 sobre L1.

O cristal pode ser de qualquer freqüência de FM, mas mesmo sem cristal é possível ajustar-se a freqüência no trimmer. Para maior alcance ainda podem ser usados transistores com 2N3886 em dissipador de calor.


10/06/2013

Transmissor de FW 1W





Este circuito transmissor FM utiliza quatro estágios de freqüência de rádio: um oscilador de VHF construído em torno de transistor BF494 (T1), um pré-amplificador construído em torno de transistor BF200 (T2), um motorista construído em torno de transistor 2N2219 (T3) e um amplificador de potência construído em torno de transistor 2N3866 (T4 ).

 Um microfone de condensador é conectado à entrada do oscilador. Trabalhando de circuito transmissor de 1 Watt é simples. Quando você fala perto do microfone, os sinais de freqüência modulada são obtidas no coletor do oscilador transistor T1.
Os sinais FM são amplificados pelo amplificador VHF e a fase de pré-condutor. Você também pode usar 2N5109 transistor no lugar do 2N2219. O pré-amplificador é uma classe-A amplificador de RF sintonizado eo motorista é um amplificador classe-C. Os sinais são finalmente alimentado ao amplificador de potência de classe-C RF, que fornece energia de RF de uma antena dipolo ou chão horizontal 50 ohm avião.
Use um dissipador de calor com o transistor 2N3866 para dissipação de calor (Nota: ou 2N4427 porque ele funciona melhor em 12 V e oferece até 1 watt de potência RF). Ajustar cuidadosamente VC1 trimmer conectado através L1 para gerar freqüência dentro de 88-108 MHz. Ajustar também aparadores VC2 através VC7 para obter potência máxima no alcance máximo.
Regulador IC 78C09 fornece alimentação 9V estável para o oscilador, então a variação na tensão de alimentação não vai afetar a freqüência gerada. Você também pode usar uma bateria de 12V para alimentar o circuito. Monte o circuito em um PCB propósito geral. Instale a antena corretamente para o alcance máximo.
Bobinas L1 a L5 são feitas com 20 SWG cobre esmaltado fio enrolado sobre ar-núcleos com 8mm de diâmetro. Eles têm 4, 6, 6, 5 e 7 voltas de fio, respectivamente.

 Nota: Este transmissor é destinado somente para fins educacionais. utilização deste transmissor com antena externa é ilegal na maior parte do mundo.




 

11/05/2013

TX e RX de IR

R1270 ohm resistor
R210k resistor
LED1Infrared LED
Q1Infrared-sensitive photoresistor

Mine Amplificador de 10w.


R1 : 6 Ohm
R2 : 220 Ohm
R3 : nothing
R4 : 10 KOhm pontesiometer
C1 : 2200 uF / 25V
C2 : 470 uF / 16V
C3 : 470 nF / 63V
C4 : 100 nF
C5 : nothing
C6 : nothing
IC1 : TDA 2003


26/04/2013

Link Infravermelho 3 Metros.

Link Infra vermelhor básico para a comunicação de áudio para distâncias de até 3 metros.